O nosso caminho na Soberana Ordem Templária Internacional - Pobres Cavaleiros de Cristo
Queridos irmãos e irmãs, quem somos nós? qual o nosso caminho? Somos uma associação de fiéis formada por Cavaleiros e Damas que professam a fé Católica Apostólica Romana com o objetivo de preservar a tradição da antiga Ordem dos Pobres Cavaleiros de Cristo fundada em Jerusalém no ano de 1118 por Hugo de Payens. Quanto ao nosso caminho é o mesmo de todo cristão porém com uma espiritalidade beneditina, somos monges leigos, não temos voto de pobreza nem de celibato, dedicamos a estudar além da teologia a espiritualidade do Evangelho de João.
Aquele que se decida participar da Ordem dos Templo e seguir o caminho de Jesus Cristo, passa por uma Iniciação/Investidura, dai começa uma grande jornada, um caminho a se percorrer totalmente diferente do que era habitual, um caminho marcado pelo "sentir" e não pelo "pensar", nós não buscamos entender com o intelecto os ensinamentos de Jesus (principalmente pelo Evangelho de João) mas sentir com o nosso coração os seus ensinamentos.
No nosso cotidiano quando temos que tomar alguma decisão usamos a inteligência e o raciocínio logico nos mostra qual caminho e qual alternativa tomar, usando a lógica predeterminada para nos conduzir no caminho que julgamos ser o melhor. Já para os que buscam uma espiritualidade maior em Cristo Jesus a lógica e o intelecto não representam mais a salutar conduta, para os iniciados o caminho é guiado pelo coração, baseado no "sentir" as palavras e as emoções que estão ao seu redor, assim todas as decisões são tomados pela inteligência do coração, (abrindo aqui um pequeno adendo, vale ressaltar que a ciência hoje já comprova que a inervação do coração é semelhante ao do cérebro e que a frequência do campo energético gerada pelo sistema cardíaco através dos impulsos elétricos é superior a frequência gerada pelos impulsos cerebrais).
Ao iniciado cabe romper com uma série de costumes e hábitos, próprios de nosso mundo e de nossa sociedade. Pois como um Pobre Cavaleiro de Cristo (o Ser Perfeito) ele busca esta perfeição do seu Mestre, a conquista de seu "Ser" e isto requer um sacrifício especial e as vezes árduo. Por isso, para consegui-lo, é indispensável sentir em si mesmo a necessidade fervente e o convencimento puro de seguir este caminho que, ainda sendo difícil, bem vale a pena percorrê-lo para conquistar a felicidade eterna. Conseguir unir-se a Deus pelos caminhos de Jesus Cristo é chegar ao Santo Graal.
Cabe ao Cavaleiro / Dama não só adentrar no Templo físico mas também é preciso adentrar no Templo Espiritual que é o seu "coração" e deixar fluir de lá tudo que lhe é apresentado, pois o que provém do coração puro provém também do Espírito Santo.
Além da parte espiritual trabalhamos também a parte caritativa. Encontrar Deus em nossos corações e defender a Santa e Madre Igreja de Jesus Cristo... esse é o nosso caminho...
Fr+++ Luiz H. T. Chaves
Grão-Mestre SOTI