A Simbologia do Mito da Caverna de Platão para nós cristãos

13/05/2021

Queridos Irmãos e Irmãs a alegoria da caverna que também é conhecida como parábola ou mito da caverna é um texto simbólico de intenção filosófica escrita pelo filósofo grego Platão que viveu em torno de 400 aC. O objetivo da obra é tentar expressar por traz de um simbolismo como o ser humano pode se libertar da condição de escuridão, demonstrando que os homens vivem na completa ignorância, vivem no mundo acreditando que é realidade, sendo que na verdade a realidade é outra, porem o homem profano como não conhece outra realidade acredita que tudo ao se redor é a pura verdade e a pura realidade.

O Mito da Caverna consiste em: Imaginem pessoas acorrentadas e que não podem se mover de forma alguma aprisionadas no fundo de uma caverna bem escura, estas pessoas não podem se quer ver umas às outras nem a si próprios. Atrás destes prisioneiros existe uma fogueira que é separa dos prisioneiros por uma parede baixa e por detrás desta parede passam pessoas segurando objetos com formatos de animais, formatos de pessoas e outras coisas viventes. Estas pessoas que carregam os objetos vamos chamar de "Amos da Caverna", estas pessoas caminham atrás da parede de modo que os seus corpos não projetam sombras no fundo da caverna, a luz da fogueira reflete somente os objetos que são carregados pelos "amos" que por sua vez projetam sombras no fundo da caverna. Os prisioneiros que estão no fundo da caverna não podem ver o que se passa por detrás da parede, eles não sabem que existe uma fogueira nem que existem outras pessoas que carregam objetos. Assim a única coisa que os prisioneiros conseguem ver são as sombras dos objetos que são projetadas no fundo da caverna e alguns sons que ecoam. Desse modo, os prisioneiros julgam que essas sombras sejam a única realidade existente, pois é a única coisa que eles conseguem ver, e os sons que são ouvidos eles associam às imagens das sombras. Para os prisioneiros só existem uma verdade e uma realidade e com toda a razão pois a única coisa que eles conseguem ver são as sombras projetadas.

Imaginem agora irmãos que um desses prisioneiros consiga se libertar e consiga olhar para trás e pular o muro, ele irá se deparar com uma realidade totalmente diferente, primeiro ele irá se ofuscar ao ver a luz da fogueira, pois como vivia em total escuridão seus olhos não estão acostumados com a luz. Segundo ele irá ficar perplexo ao notar que tudo o que ele via e achava que era a realidade na verdade era apenas o reflexo de outra realidade, tudo que ele acreditava ser realidade nada mais era do que a projeção de outra realidade. Imaginem ainda que ele decida voltar para o fundo da caverna e revelar aos seus antigos companheiros a situação verdadeira que ele presenciou, vocês acham que ao contar para os prisioneiros que tudo que eles estão vendo é mentira e uma enganação, que existe outra realidade onde pessoas criam toda aquela situação? Os prisioneiros irão achar que o ex-companheiro está louco, pois fala de coisas que eles desconhecem e não conseguem enxergar e pior, são capazes até de matar o ex-companheiro se o mesmo tentar tirarem-nos da caverna.

Vejamos então o simbolismo por traz do Mito da Caverna e o que cada símbolo representa, veremos que Platão conseguiu colocar dentro de um mito um conhecimento enorme no qual ele conseguiu praticamente explicar a toda condição humana na Terra.

O simbolismo das sombras: A sombras projetadas no fundo da caverna simboliza a grande ilusão da vida na qual os homens vivem na atualidade. Para Platão as sombras projetadas é o mundo material, esse mundo em que vivemos (mundo da matéria) esse mundo é a matrix, tudo é passageiro, nada é eterno, tudo é uma ilusão. Hoje o homem vê o mundo atual como se fosse a única verdade absoluta e o mundo espiritual é apenas uma "possibilidade". Já para Platão o mundo verdadeiro e real é o mundo espiritual pois são de lá que se projetam todas as coisas do mundo físico. A tradição Indiana chama essa ilusão de "mundo de Maia", esse mundo de ilusões não é bom nem ruim ele é apenas um veículo necessário para que o homem possa ter experiência e possa crescer, o que não pode é tomar esse mundo como a única realidade.

O simbolismo da Fogueira: A fogueira é a luz que gera as ilusões da caverna, segundo Platão a fogueira é o símbolo do "fogo dos desejos" que prende o homem no mundo das cavernas, são os desejos, o ego a vaidade, a ganância, a ânsia pelo poder, todas estas situações as quais prendem o homem neste mundo de ilusões.

O simbolismo do Amos da caverna: Os amos da caverna são os responsáveis por produzirem a projeção no fundo da caverna, eles sabem que existem uma saída da caverna e que existe uma outra luz maior (o sol) que ilumina e que a fogueira não é a verdadeira luz, mas é ela quem produz as sombras. Os amos veem a abertura da caverna, mas nunca saíram da caverna. Os amos da caverna são as pessoas que manipulam os prisioneiros, ou seja, são as pessoas que, pensando que obterão benefícios, controlam e alienam o povo. Os prisioneiros são presos pela ignorância ao passo que os amos são presos pela ambição.

Irmãos vamos trazer a simbologia do Mito da Caverna de Platão para os nosso conceitos cristãos, podemos facilmente identificar os prisioneiros simbolizando os ateus e os céticos, eles só acreditam no que vêem e não acreditam que existem uma realidade espiritual por traz deste mundo, enxergam as sombras como se fosse a única realidade existente. A fogueira é a falsa luz que gera toda a ilusão, a fogueira pode ser simbolizada por Lúcifer (a falsa luz) que é o príncipe deste mundo (o pai da ilusão, o pai da mentira). Os amos podem ser simbolizados pelas falsas religiões e os líderes deste mundo, eles realizam toda a projeção ilusória, sabem da existência do mundo espiritual porém não entram pois querem apenas os benefícios destes mundo. Por fim nós temos o homem que saiu da caverna e viu o Sol a verdadeira Luz que simboliza o homem que encontrou o caminho dos céus (o Santo Graal ou a Nova Jerusalém ou ainda a Jerusalém Celeste), simboliza o homem que vivencia o Evangelho e encontrou Deus pelo caminho de Jesus Cristo. O simbolismo da "luz do sol" fora da caverna é a ideia do bem, só pode se unir a Deus o homem que vê as coisas iluminadas pela luz verdadeira que é o sol, não os que vem as coisas iluminadas pela fogueira (falsa luz), quem está preso na caverna não pode se quer imaginar a beleza do universo que existe lá fora, a luz do sol para nós é Jesus a verdadeira luz que ilumina as almas. Para Platão a luz do sol é a idéia do Bem.

Lembrem irmãos que Jesus sempre pregou o "Reino de Deus" que seria a junção do mundo físico como mundo espiritual. Jesus sempre disse que não era deste mundo, ao ser interrogado por Pilatos ele disse: Meu reinando não é deste mundo (João: 18:36), em uma outra ocasião Jesus desafiava os sacerdotes e as autoridades da lei: Ai de vocês, mestres da lei e fariseus, hipócritas! Vocês fecham o Reino dos céus diante dos homens! Vocês mesmos não entram, nem deixam entrar aqueles que desejam" (Matheus 23:13). Os Sacerdotes e os doutores da lei podem ser simbolizados como os "amos da caverna" sabem da saída da caverna, mas não saem e nem deixam os prisioneiros saírem. Meditemos sobre estas palavras...


Fr+++ Luiz H. T. Chaves
Grão-Mestre do Templo SOTI